Menu
Juntos, influenciamos políticas públicas relacionadas à docência

Avançar na valorização da carreira docente não é uma tarefa fácil. Sabemos disso e trabalhamos para conquistar mudanças significativas nesse desafio. E não fazemos isso sozinhos!

Esse trabalho soma nossos esforços com os de outras organizações que atuam no mesmo tema para, juntos, influenciamos políticas públicas relacionadas à docência.

Ações de que participamos ao lado de quem acredita conosco:

Através dele, a FLUPP já contribuiu com a formação denominada Gestão em Sala de Aula para 200 coordenadores pedagógicos do Estado de São Paulo. Esse curso foi ministrado pela Elos Educacional e foi dirigido a Coordenadores do Ensino Fundamental da Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba e do Município de São Paulo.

Uma outra iniciativa apoiada pela FLUPP foi a expansão e a implementação do Método de Melhoria de Resultado - MMR para 39 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. Afinal, melhorar resultados significa melhorar a vida das pessoas.

O MMR é um conjunto de práticas e sistemáticas de gestão que são usados pela Consultoria Falconi, com o objetivo de entender qual é a origem dos problemas e a melhor forma de resolvê-los.

Através desse investimento, disponibilizamos conhecimento e ferramentas aos gestores educacionais de forma que possam diagnosticar as causas raiz para os maiores problemas das unidades escolares. Em seguida, o método fomenta o planejamento e a execução de ações efetivas em busca de soluções alinhadas com as metas educacionais do Estado. Ao instrumentalizar toda a cadeia dentro de cada Diretoria de Ensino (dos técnicos até os professores, passando pelos gestores escolares) por meio do MMR, expandimos o nosso ciclo de transformação.

A Todos Pela Educação é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, plural, suprapartidária e independente - não recebe recursos públicos - que existe para contribuir para melhorar a educação básica no Brasil. Para chegar lá, além de analisar e avaliar as ações dos governos e legisladores para a área, promovem a mobilização de protagonistas do cenário nacional pela educação, monitoram continuamente os indicadores e as políticas educacionais e produzem conhecimentos que apoiam a tomada de decisão das diferentes esferas do poder público que impactam os rumos da educação.

Na busca por influenciar e acelerar a agenda de transformação da carreira docente para que ela seja mais atrativa e reconhecida, para isso o Profissão Docente possui três grandes eixos de atuação. Tornar a carreira mais atrativa para futuros profissionais, promover formação inicial para o início da docência e garantir profissionais motivados e com boas condições de trabalho. Nosso apoio possibilitou a realização de um estudo comparativo internacional sobre o estágio obrigatório na formação inicial do professor, bem como a realização de uma pesquisa sobre a prova do ENADE e a elaboração de rubricas específicas para os cursos de licenciaturas e pedagogia.